Você deve estar curioso quanto ao título do post de hoje, não é mesmo? Qual a relação entre cores e números? Então eu explico. Surfando pela Web encontramos muitas coisas lindas. Nosso blog sempre procura trazer uma novidade legal. Encontrei numa dessas pesquisas, a artesã Lia Fortes, do Espírito Santo. Aliás, achei primeiro os trabalhos dela, que são maravilhosos. Bolsas, malinhas , porta moedas, porta absorventes, estojos, nécessaire, chaveiros e como ela mesma diz , outras coisinhas de encantar os olhos. Com diversas combinações de tecidos, estampas e cores, Lia produz peças tão lindas que chegou a pedir licença de seu emprego para se dedicar à confecção de seus produtos. Contabilista por formação, a artesã nos conta como trocou sua habilidade com os números por outra habilidade, a de fazer bolsas em tecido.
Entramos em contato com Lia e ela foi super gentil . Nos concedeu uma entrevista com exclusividade. A artista nos conta como iniciou sua atividade. Leia a entrevista e veja os trabalhos de Lia através dos links que ela nos enviou.
Que Lindo Isso! - Quando você descobriu a habilidade de produzir suas peças?
Lia Fortes - Desde criança gostei muito de trabalhar com tecido, apesar de não ter ninguém em casa que costurasse, vivia com uma sacola de tecidos onde quer que eu fosse, produzia as “roupas” das minhas bonecas com retalhos que conseguia em fábrica de meias e confecções. E foi assim também que começou o meu trabalho com roupas de Barbie e a minha participação em feiras de artesanato no Estado onde moro(ES). Depois passei a confeccionar acessórios infantis (bolsas, biju, porta moedas, etc.) E atendendo ao pedido de algumas mães comecei a fazer bolsas maiores e foi aí que o negócio fluiu. Tive algumas lojas interessadas em revender as minhas peças e acabei me especializando mais nas bolsas maiores, que hoje é o carro chefe do meu empreendimento.
Que Lindo Isso! -Qual sua formação?
Lia Fortes -Eu sou formada em Ciências Contábeis, acredite...rsrsrs, sou funcionária pública no meu município, mas estou de licença sem vencimento para investir no meu negócio e quero muito fazer isso dar certo, porque amo o que eu faço.
Que Lindo Isso! -Você fez cursos direcionados para esse tipo de trabalho?
Lia Fortes -Infelizmente na cidade onde moro não tem nada nessa área e Vitória que seria a cidade mais próxima que oferece algum curso de especialização como designer de moda ou mesmo faculdade de moda fica a 270 km de distância de onde moro. Então eu aprendi tudo que sei sozinha. Vejo que é um dom que com muito esforço tenho desenvolvido e aperfeiçoado com o tempo.
Que Lindo Isso! -De onde vem sua inspiração para criar os modelos?
Lia Fortes -Eu costumo falar que as criações são como composição de letras de música. A inspiração vem quando menos se espera, e quando surge a idéia eu paro tudo e desenho em qualquer papel ou rascunho que estiver a mão. Já cheguei a desenhar modelos com lápis de olho no verso de extrato de banco, aí quando chego em casa, passo a limpo e começo a trabalhar medidas e desenvolver o molde.
Que Lindo Isso! -Que tipo de peças você produz?
Lia Fortes -Eu faço bolsas, malinhas, porta moedas, porta absorventes, estojos, nécessaire, chaveiros e outras coisinhas.
Que Lindo Isso! -Você tem um ateliê? Trabalha sozinha ou conta com outras pessoas para a confecção dos trabalhos?
Lia Fortes -Eu tenho um ateliê na minha casa e tenho mais duas pessoas trabalhando comigo.
Que Lindo Isso!- Onde são encontradas as peças para a venda?
Lia Fortes -No momento em algumas lojas no Espírito Santo.
Que Lindo Isso! -Que tipo de peças as pessoas mais procuram?
Lia Fortes -As bolsas e os chaveiros são as peças mais vendidas.
Que Lindo Isso! -Você gostaria de dar o seu contato para colocar no post?
Lia Fortes -Tenho o orkut Fuxico Bolsas (aqui eu estou sempre atualizando as fotos)